Sistema de Gestão de Publicações

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA EM PACIENTES SUBMETIDOS A TRATAMENTO CIRÚRGICO DE ESCOLIOSE IDIOPÁTICA

Submetido em 11 Maio 2016

Resumo

Objetivo: avaliar a qualidade de vida, através do questionário SF-36, de pacientes portadores de escoliose idiopática do adolescente (EIA) submetidos a tratamento cirúrgico para correção da deformidade, comparando os resultados nos períodos pré e pós-operatório. Método: foram avaliados 29 pacientes, sendo 24 do sexo feminino, com média de idade de 14,5 anos, todos com mensuração do ângulo de Cobb maior que 50º, e que responderam ao questionário SF-36 no período pré-operatório e, em média, dois anos após a cirurgia. Resultados: observou-se melhora em todos os oito domínios estudados pelo SF-36 após o tratamento cirúrgico, com significância estatística nos domínios capacidade funcional, aspectos físicos, dor e estado geral. Vitalidade e saúde mental foram os que apresentaram menor percentual de melhora no pós-operatório. Conclusão: o tratamento cirúrgico da deformidade na EIA melhorou todos os aspectos funcionais avaliados pelo questionário SF-36, representando, na prática, melhora da qualidade de vida destes pacientes. Nível de Evidência II, Estudo prospectivo.

PalavrasChaves: Escoliose; Qualidade de Vida; Resultado do Tratamento

Introdução

A escoliose idiopática consiste no desvio lateral no plano frontal da coluna vertebral maior que 10 graus, para o qual não há causa estabelecida, que acomete cerca de 2 a 3% da população geral, sendo maior a prevalência em adolescentes do sexo feminino. A queixa mais comum é estética e, menos frequentemente, podem ocorrer dores, parestesias, alterações esfincterianas ou perda do equilíbrio.1,2

Embora a etiologia da escoliose idiopática permaneça desconhecida, há diversas teorias de caráter multifatorial, como alterações neuromusculares ou do tecido conjuntivo, fatores hereditários, alterações da configuração sagital da coluna vertebral, crescimento assimétrico de membros e tronco, além dos fatores ditos ambientais, como a alimentação.3-6

Estudos demonstram que a escoliose não tratada resulta em maior incidência de dores e aumento da incapacidade, o que pode levar a prejuízos no trabalho e nas relações conjugais, além de causar disfunção respiratória e morte precoce.7-9 Para esses casos mais graves, cabe ao ortopedista instituir tratamento cirúrgico, em que o objetivo é impedir a progressão, corrigir a curva e manter o balanço da coluna vertebral.10 Porém, mesmo com o tratamento adequado estabelecido, sabe-se que, nas deformidades graves, há importante impacto negativo na qualidade de vida dos doentes, afetando atividades diárias comuns à faixa etária, bem como o desenvolvimento psicossocial dos adolescentes.11

O termo qualidade de vida vem sendo empregado nas áreas da saúde desde 1970, e trata-se de uma construção multidimensional que captura o impacto do estado de saúde, incluindo a doença e o tratamento nos domínios físico, psicológico e a função social. Usualmente, a qualidade de vida na saúde é avaliada por meio de questionários por apresentarem maior fidedignidade na avaliação do tratamento, sendo capazes de revelar interferências positivas ou mesmo negativas na vida dos pacientes. Ao analisarmos a qualidade de vida em pacientes portadores de escoliose idiopática do adolescente (EIA) nos períodos pré e pós-operatório por meio do questionário SF-36, julgamos ser possível fornecer dados importantes sobre como esta doença pode interferir na vida destes pacientes e, com este entendimento, facilitar o atendimento e o relacionamento médico-paciente, aumentando a adesão dos doentes ao tratamento.12,13

Método

Trata-se de um estudo prospectivo em que foram avaliados 29 pacientes, com média de idade de 14,53 anos, sendo 24 do sexo feminino, todos submetidos a tratamento cirúrgico pelo grupo de cirurgia da coluna do Hospital Santa Casa de Misericórdia de Vitória (HSCMV). Esta pesquisa teve seu projeto autorizado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) em Seres Humanos da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (EMESCAM), sob o número de registro 018/2012.

Utilizamos como critérios de inclusão todos os pacientes com EIA atendidos no HSCMV, com curvas maiores que 50º, para os quais houve preenchimento do questionário de qualidade de vida SF-36 no pré e pós-operatório. Como critérios de exclusão, foram consideradas outras causas de escoliose, pacientes com curvas com indicação de tratamento conservador ou para os quais os protocolos de avaliação da qualidade de vida não foram aplicados no período pré-operatório.

Os pacientes foram submetidos ao questionário SF-36 pré-operatoriamente e repetido com uma média de 24 meses após o tratamento cirúrgico. O questionário SF-36 para avaliação da qualidade de vida pode ser autoadministrado pelo computador, telefone ou por um entrevistador treinado, contendo 36 itens que medem os componentes saúde mental e física através de oito domínios: capacidade funcional, limita­ção por aspectos físicos, dor, estado geral de saúde, vitali­dade, aspectos sociais, limitação por aspectos emocionais e saúde mental.

Para análise estatística, aplicamos inicialmente o Teste de Kolmogorov-Smirnov, utilizado para avaliar se os dados seguiam distribuição normal, como exposto na Tabela I.

As variáveis capacidade funcional, estado geral, vitalidade e saúde mental se apresentaram normalmente distribuídas e correlacionadas, sendo utilizado o Teste t-Student para dados emparelhados. Para as variáveis não normais, utilizamos o Teste de Wilcoxon, que é uma técnica não paramétrica equivalente ao t-Student para dados emparelhados.14

Valores de p ≤ 0,05 foram considerados estatisticamente significantes. A análise estatística dos dados foi realizada utilizando os programas Microsoft Office / Excel 2010 e o SPSS (Statistical Package for Social Sciences) versão 8.0.

 

Resultados:

Os resultados encontrados demonstraram melhora em todos os oito domínios avaliados pelo questionário SF-36 ao compararmos os períodos pré e pós-operatório de pacientes submetidos a cirurgia para correção da escoliose vertebral.

Na figura I, notamos uma melhora acentuada da média do SF-36 no pós-operatório para o domínio funcional aspectos físicos, com um incremento na média superior a 20 pontos. Em contrapartida, a variável vitalidade apresentou o menor percentual de melhora na comparação entre as médias do pré e pós-operatório.

Ao correlacionarmos os dados obtidos a partir da análise estatística, encontramos que, entre os domínios avaliados, a capacidade funcional, aspectos físicos, dor e estado geral demonstraram melhora estatisticamente significante nos momentos estudados, conforme Tabela II

Dentre os oito domínios avaliados, a capacidade funcional, aspectos físicos e dor apresentaram maior nível de significância durante a comparação, refletindo numa melhora na prática de atividades diárias, incluindo aquelas mais vigorosas, com diminuição ou ausência de dores ou limitações secundárias à dor.

Apesar de não existir significância estatística para o domínio referente a aspectos sociais (p=0,055), o nível de significância encontrado ficou muito próximo de 0,05. Quanto ao domínio dor, notamos que 21 pacientes, equivalendo 72,42% da amostra, apresentaram algum grau de melhora no pós-operatório, enquanto que no domínio vitalidade, apenas 11 pacientes notaram melhora após a cirurgia (37,93%).

Discussão

Neste artigo utilizamos o questionário SF-36 na avaliação da qualidade de vida dos pacientes portadores de EIA devido a sua praticidade de aplicação. Este questionário pode ser aplicado em mais de 130 doenças, incluindo os problemas relacionados à coluna vertebral, os quais podem afetar de forma considerável a qualidade de vida relacionada à saúde.15-18

Ao analisarmos de uma maneira geral o resultado do tratamento cirúrgico da EIA através da aplicação do questionário SF-36, observamos melhora significativa na qualidade mesmo após dois anos após a correção cirúrgica. Julgamos que este período após a cirurgia utilizado para análise pode nos dar ideia de como o tratamento cirúrgico pode interferir na qualidade de vida destes pacientes. Pellegrino e Avanzi,19 em estudo semelhante realizado recentemente, observaram uma piora da dor e da capacidade funcional dos pacientes no pós-operatório recente (até três meses), com melhora significativa quando os mesmos foram reavaliados a partir de 12 meses do tratamento.

Um dado importante encontrado em nossa pesquisa foi a melhora estatisticamente significante da capacidade funcional, dor e aspecto físico, resultado semelhante ao encontrado por Cabral et al.17 A literatura relata que a incidência de dor na escoliose é comparável à incidência na população geral.1 Em nosso estudo, encontramos melhora da dor da coluna vertebral em 72,42%da amostra estudada, o que nos leva a crer que precisamos considerar sua prevalência nestes pacientes. Já a melhora no aspecto físico deixa claro que a escoliose é um problema físico e que pouco interfere na vitalidade e saúde mental, assim como observamos em nossos resultados, em que, apesar de haver melhora nestes domínios, esta não teve significância estatística.

O tema qualidade de vida tornou-se tão importante na análise dos resultados pós-operatórios da EIA que têm sido preconizadas técnicas cirúrgicas menos agressivas para o seu tratamento, como as artrodeses seletivas, em que o objetivo é realizar artrodeses no mínimo de níveis possíveis, uma vez que a rigidez no segmento da coluna é uma preocupação constante na qualidade de vida destes pacientes.

Apesar de toda a discussão sobre o tema, ainda não encontramos na literatura nenhum trabalho que evidencie diretamente a melhora da qualidade de vida com um número menor de artrodeses. O que existe atualmente e foi encontrado com a realização deste trabalho é que o tratamento cirúrgico das escolioses vertebrais, quando necessário, leva a uma melhora na qualidade de vida destes pacientes independente do número de níveis em que se foi feita a artrodese.20

Conclusão

O tratamento cirúrgico da EIA melhorou todos os aspectos funcionais avaliados pelo questionário SF-36, representando, na prática, melhora na qualidade de vida destes pacientes.

Referências

  1. Weinstein SL. Adolescent Idiopathic Scoliosis: Natural History. In: Weinstein SL. Pediatric Spine, The Principles and Practice. 2nd ed. Iowa: Lippincott Williams & Wilkins; 2001. p.356-67.
  2. Bunnell WP. The natural history of idiopathic scoliosis. Clin Orthop Relat Res. 1988;229:20-5.
  3. Beals RK. Nosologic and genetic aspect of scoliosis. Clin Orthop Relat Res. 1973; 93:23-32.
  4. Cowell HR, Hall JN, MacEwen GD. Genetic aspects of idiopathic scoliosis. Clin Orthop Relat Res. 1972;86:121-31.
  5. Kouwenhoven JW, Castelein RM. The pathogenesis of adolescent idiopathic scoliosis: review of the literature. Spine (Phila Pa 1976). 2008;33(26):2898-908.
  6. Ahn UM, Ahn NU, Nallamshetty L, Buchowski JM, Rose PS, Miller NH, et al. The etiology of adolescent idiopathic scoliosis. Am J Orthop (Belle Mead NJ). 2002;31(7):387-95.
  7. Fowles JV, Drummond DS, L’Ecuyer S, Roy L, Kassab MT. Untreated scoliosis in the adult. Clin Orthop Relat Res. 1978;134:212-7.
  8. Pehrsson K, Larsson S, Oden A, Nachemson A. Long-term follow-up of patients with untreated scoliosis. A study of mortality, causes of death, and symptoms. Spine (Phila Pa 1976). 1992;17(9):1091-6.
  9. Weinstein SL, Ponseti IV. Curve progression in idiopathic scoliosis. J Bone Joint Surg Am. 1983;65(4):447-55.
  10. Danielsson AJ, Wiklund I, Pehrsson K, Nachemson AL. Health-related quality of life in patients with adolescent idiopathic scoliosis: a matched follow-up at least 20 years after treatment with brace or surgery. Eur Spine J. 2001;10(4):278-88.
  11. Goldberg MS, Mayo NE, Poitras B, Scott S, Hanley J. The Ste-Justine Adolescent Idiopathic Scoliosis Cohort Study. Part II: Perception of health, self and body image, and participation in physical activities. Spine (Phila Pa 1976). 1994;19(14):1562-72.
  12. Seidl EM, Zannon CM. Quality of life and health: conceptual and methodological issues. Cad Saude Publica. 2004;20(2):580-8.
  13. Patel AA, Donegan D, Albert T. The 36-item short form. J Am Acad Orthop Surg. 2007;15(2):126-34.
  14. Siegel S, Castellan Jr. NJ. Estatística Não-Paramétrica Para Ciências do Comportamento. 2ª ed. Porto Alegre: Artmed; 2006.
  15. Ware JE Jr. SF-36 health survey update. Spine (Phila Pa 1976). 2000;25(24):3130-9.
  16. Falavigna A, Teles AR, Braga GL de, Barazzetti, DO, Lazzaretti L, Tregnago AC. Instrumentos de avaliação clínica e funcional em cirurgia da coluna vertebral. Coluna/Columna. 2011;10(1):62-67.
  17. Cabral LTB, Filho ESV, Ueno FH, Yonezaki AM, Rodrigues LMR. Avaliação da qualidade de vida em pacientes com escoliose idiopática do adolescente após tratamento cirúrgico pelo questionário SF-36. Coluna/Columna. 2009;8(3):315-22.
  18. Patrick DL, Deyo RA, Atlas SJ, Singer DE, Chapin A, Keller RB. Assessing health-related quality of life in patients with sciatica. Spine (Phila Pa 1976). 1995;20(17):1899-908.
  19. Pellegrino LA, Avanzi O. Prospective Evaluation of Quality of Life in Adolescent Idiopathic Scoliosis before and after Surgery. J Spinal Disord Tech. 2012 Oct 22.
  20. Negrini S, Grivas TB, Kotwicki T, Maruyama T, Rigo M, Weiss HR, et al. Why do we treat adolescent idiopathic scoliosis? What we want to obtain and to avoid for our patients. SOSORT 2005 Consensus paper. Scoliosis. 2006;1:4.

Agradecimentos

À Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (FAPES) pelo apoio financeiro à bolsista participante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) da EMESCAM.

Anexos

tab1

Fonte: próprio autor.

tab2

Fonte: próprio autor.

Autores

Thiago Cardoso Maia1*, Charbel Jacob Junior2, Igor Machado Cardoso3, Marcus Alexandre Novo Brazolino4, José Lucas Batista Junior5, João Bernardo Sancio Rocha Rodrigues6

1Especialização – Residência médica pelo Hospital Municipal Cármino Caricchio, São Paulo, SP

2 Mestrado em Política Pública e Desenvolvimento Local pela Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória – EMESCAM, Vitória, ES, Brasil.

3 Especialização em Cirurgia de Coluna pela Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, SP

4 Especialização – Residência médica pelo Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual, São Paulo, SP

5 Especialização – Residência médica pela Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora, MG

6 Especialização – Residência médica pelo Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais. MG

2024 - SALUS JOURNAL - Todos os direitos reservados